Você ainda não adicionou produtos ao carrinho

Trabalho Coletivo e Educação: Um Estudo das Práticas Cooperativas do Pce – Programa de Cooperativismo nas Escolas – na Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Autor(es): Antônio Inácio Andrioli

Áreas de Conhecimento (CNPQ):
Assuntos:
ISBN: 978-85-7429-635-7. Ano: 2007. Nº de páginas: 264.

R$ 28,00


O livro aborda a dimensão educativa do trabalho coletivo de alunos participantes do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas – na região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sua hipótese básica é de que, com o desenvolvimento de práticas cooperativas, os alunos constroem a consciência cooperativa. O texto inicia-se com a construção do referencial teórico, tendo o trabalho como categoria explicativa para a educação e o cooperativismo e, na práxis, o processo gerador da tomada de consciência e construção da sociabilidade. Nesse propósito, a história do trabalho coletivo na região em estudo e suas repercussões são apresentadas como elementos necessários ao entendimento do cooperativismo e o surgimento do PCE em 1993. O registro histórico da trajetória do PCE como experiência educativa revela os caminhos percorridos por esta iniciativa educativa. A delimitação deste estudo permite a problematização de apenas um elemento do PCE, considerando o mais importante no último período: as práticas cooperativas de alunos em escolas. A partir de uma pesquisa de campo com alunos e professores participantes das práticas cooperativas foi possível constatar que o trabalho cooperativo é uma experiência educativa e que os valores construídos na forma de organização dos alunos influenciam na mudança de comportamento onde vivem e, portanto na consciência dos que participam dessas práticas.

Da escrita aos olhos de quem lê

Rua do Comércio, 3000 Bairro Universitário, Ijuí-RS
98700-000

(55) 3332-0217 3332-0222
editorapedidos@unijui.edu.br

Formasde pagamento

Formas de pagamento