Princípios de Agronegócios : Conceitos e Estudos de Caso
Autor(es): Ariosto Sparemberger , Luciano Zamberlan , Pedro Luís Büttenbender
R$ 20,00
O agronegócio brasileiro se constitui um dos setores mais importantes da economia do país. Atualmente é responsável por cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB), gerando empregos, renda e participando das exportações brasileiras. O agronegócio é o conjunto de atores e de transações envolvidos na produção, no processamento e na distribuição de produtos de origem agropecuária. A eficiência e a competitividade de organizações que atuam neste ramo dependem cada vez mais da inter-relação e cooperação estratégica entre fornecedores, produtores de matéria-prima, processadores, distribuidores e o consumidor final. Dirigido basicamente aos profissionais, técnicos, dirigentes e gestores do agronegócio e estudantes de Graduação e de Especialização nos cursos universitários, este livro procura integrar uma reflexão sobre conceitos e princípios relacionados ao agribusiness, sistema agroalimentar (SAG), comercialização no agronegócio, além dos elementos centrais que integram a estrutura da cadeia. Esta obra traz também estudo do comportamento do consumidor final e industrial de produtos agroalimentares e sobre a importância do cooperativismo no processo de cooperação nos agronegócios, bem como o conceito e a importância das redes no ambiente cooperativo. Destaca ainda estudos, resultados da pesquisa, dos agentes formadores das cadeias produtivas, em especial a indústria, produtores e consumidores.