Linguagem, Arte e Educação Ético-Estética em Perspectiva Hermenêutica Filosófica
Autor(es): Maria Regina Johann
Áreas de Conhecimento (CNPQ): LINGÜÍSTICA,LETRAS E ARTESColeção: Coleção Filosofia
R$ 60,00
“[...] o encontro com a obra é. ao fundo. um encontro da pessoa consigo mesma; pois desafiado pela arte enquanto pergunta. o sujeito tem de questionar a si mesmo quanto as suas próprias convicções. orientações normativas e seus preconceitos. Assim. o sujeito detecta possibilidades de seu ser e agir antes não enxergadas. Sua abertura ao outro é. ao fundo. autorreflexão e. no processo educativo. autoeducação do aluno. É nesta experiência prática que ele reconhece a chance de ser diferente: É o estranho que nos demove. nos puxa. desconcerta. Isso quer dizer que é com o outros que nos transformamos (MRJ). Uma outridade ou alteridade. que pode ser encontrada tanto num texto quanto numa pessoa e (sic!) numa obra de arte. A função do reconhecimento torna-se. portanto. uma categoria ética e. diga-se de passagem. também o elo que liga o ensino da arte à ideia da escola republicana”. Professor doutor Hans-Georg Flickinger. Universidade de Kassel (Excerto do parecer da Banca de Defesa de Tese. 2015)