Aprendentes do Aprender - Um Exercício de Análise Textual Discursiva
Autor(es): Maria do Carmo Galiazzi , Maurivan Güntzel Ramos , Roque Moraes
Áreas de Conhecimento (CNPQ):Coleção: Coleção Educação em Ciências
R$ 80,00
Apresenta-se a organização de uma disciplina desenvolvida em um programa de Pós-Graduação. O objetivo da disciplina foi o de compreensão da Análise Textual Discursiva (ATD) tendo como tema o “aprender”. O primeiro momento foi de compreensão da metodologia com o diálogo sobre o texto Um contínuo ressurgir de Fênix (Moraes; Galiazzi, 2007), seguido da escrita de unidades de significado elaboradas pelos estudantes sobre o aprender. Detalha-se a codificação deste processo. O conjunto foi ampliado com nova produção de unidades de significado a partir dessas escritas. Ao ler uma unidade de significado de um colega, poderiam ser produzidas outras mais. Procedeu-se à interlocução teórica com unitarização destes textos e elaboração de novas unidades de significado a partir deles. Este foi o caldeirão de unidades de significado a categorizar. Da categorização produziram-se metatextos. Desde o início o processo foi acompanhado por reflexões escritas exemplificadas no livro. Para a melhoria dos metatextos organizou-se a leitura entre pares, seguida da reescrita dos textos. Esta foi a disciplina ministrada pelo professor Roque Moraes.