Formação Docente e Teoria dos Campos Conceituais (E-Book)
Autor(es): Gabriele Bonotto Silva , Vera Lucia Felicetti
Áreas de Conhecimento (CNPQ):Coleção: Coleção Educação em Ciências
A formação continuada de professores é uma necessidade a todos os que já passaram pela formação inicial ou estão na profissão de professor, visto que durante a própria prática surgem, constantemente, novos desafios, principalmente no que diz respeito ao ensinar e ao aprender, desafios estes que emergem no contexto educacional, sem deixar de lado o espaço maior no qual ele está inserido. Em outras palavras, o meio social, que traz com ele diferentes aspectos, tais como econômicos, culturais, políticos e o de saúde pública que se fez presente em 2020, impõe um refazer-se professor, refazer-se em tempos de pandemia. Este livro surge da inquietação das autoras, experienciadas na prática docente do ensinar e aprender Matemática. As inquietações materializaram-se em questões norteadoras a um projeto de pesquisa que se refletiu em uma dissertação de Mestrado e posteriormente em uma tese de Doutorado. Os impactos na aprendizagem dos alunos, decorrentes de uma formação que envolveu a aprendizagem continuada dos docentes, é evidente. Tais resultados nos fazem pensar uma formação de professores diferente da que estamos acostumados. Formação possibilitada em espaços nos quais os professores possam questionar, falar, aprender e ensinar uns aos outros são fundamentais no contínuo da profissão. Espaços nos quais os professores podem ser alunos novamente e reaprender sempre, haja vista que muitas vezes os cursos de formação inicial não preparam os docentes nas especificidades que os componentes curriculares exigem, no caso aqui o de Matemática. Nesse sentido, aprender com seus pares, com formadores que fazem parte do contexto do professor, permite o estabelecimento de relações entre o que está sendo discutido nas formações e o que está sendo aplicado em sala de aula. A relação entre o discutido, aprendido e vivenciado pelo professor necessita estar presente em sua formação, quer seja ela inicial ou continuada. Este livro ocupa-se de uma formação continuada desenvolvida com 20 professores de 3os anos do Ensino Fundamental envolvendo a Teoria dos Campos Conceituais, com ênfase no Campo Aditivo.