Uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática
Autor(es): Carla Denize Ott Felcher , Vanderlei Folmer
Áreas de Conhecimento (CNPQ):R$ 65,00
O mundo contemporâneo requer cada vez mais conhecimentos para lidar com os fatos e problemas do dia a dia. Nesse contexto a Matemática é fundamental, posto que é importante componente na construção da cidadania. Ela possibilita compreender o mundo, entender o que está por trás dos modelos matemáticos empregados e tomar as decisões mais acertadas. Parte significativa das pessoas, porém, não gostam de Matemática, e inclusive sentem-se orgulhosas dessa condição. Registros de que nunca entenderam para que serve a fórmula de Bhaskara, por exemplo, são comuns e ressaltam a importância de repensar o ensino desta ciência. Uma ciência que não é pronta e inquestionável. Ao contrário, ela é um construto humano, fruto das necessidades e preocupações em diferentes tempos e contextos. Entre as inúmeras possibilidades para romper com um ensino baseado no paradigma do exercício, destaca-se o uso das Tecnologias Digitais. Não o uso pelo uso, ou o uso domesticado, mas sim como potencializador dos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto o engajamento do estudante é fundamental e leva a resultados surpreendentes, como os lindos desenhos presentes nesta obra, fruto da dedicação dos estudantes da rede pública da Educação Básica. No íntimo dessa discussão está a relevância da formação do professor, de modo que esse profissional reconheça a sua importância no processo e a necessidade de (re)aprender constantemente.