Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos
Autor(es): Fabiane da Silva Prestes , Marciele Dias Santos Cabeleira , Patricia Carlesso Marcelino , Sidinei Pithan da Silva
Coleção: Coleção Ciências SociaisEsta obra foi planejada pelos integrantes do Grupo de Estudos Práxis: Docência, Educação e Sociedade, o qual se situa no âmbito dos projetos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí-RS. Conta, para tanto, com a participação de pesquisadores que constituem o referido Grupo de Estudos, bem como com outros autores que foram convidados e têm se ocupado com os escritos de Zygmunt Bauman, em sua relação com as humanidades e a educação. A referida obra procura compreender os principais desafios da educação em tempos líquido-modernos. De forma singular, ampara-se nos escritos de Zygmunt Bauman a fim de analisar os elementos que ajudam a definir os tempos em que vivemos. Nessa interface de investigar a sociedade líquido-moderna, os textos que constituem o livro procuram interpretar alguns desdobramentos desse cenário de mudanças para reconfigurar a tarefa da docência. O momento histórico-social desenha-se a partir dos marcos de uma sociedade que se globaliza e se torna mais interdependente. Uma nova reconfiguração espaçotemporal atinge os processos educativos em seu centro. A aceleração do tempo social, e o encurtamento do espaço, tornam o mundo contemporâneo muito diferente de períodos anteriores. As relações globais do capital provocam novos deslocamentos no campo da política e da cultura, produzindo uma forma de vida social atravessada pela ideologia do neoliberalismo e por uma sociedade consumista. Na educação, percebe-se uma crescente forma de mercantilização dos bens culturais e simbólicos, bem como um cultivo empobrecido do universo do conhecimento.