Educação Física e Aprendizagem Social
Autor(es): Valter Bracht
Coleção: Coleção Educação FísicaR$ 30,00
O livro que o leitor tem em mãos é uma edição comemorativa de 30 anos de sua primeira aparição (Editora Magister, 1992). Os capítulos são compostos por textos escritos em diferentes momentos, mas que, sem dúvida, estavam influenciados e influenciaram o que hoje costuma-se chamar de Movimento Renovador da Educação Física Brasileira da década de 80. Compõe-se originalmente de duas partes. A primeira trata dos temas da autonomia e da legitimidade pedagógica da Educação Física, ainda hoje não alcançadas e problemáticas. A segunda parte aborda o tipo de aprendizagem social que ocorre ou é propiciado nas aulas de Educação Física. Nesse caso, os dois capítulos colocaram em dúvida uma quase unanimidade até então, qual seja, a de que as aulas de Educação Física promovem uma aprendizagem social extremamente positiva. São textos, obviamente datados, e o leitor poderia imaginar que uma nova edição seria a oportunidade para uma revisão atualizadora de seu conteúdo. Não foi essa a opção. Manteve-se a escrita original, no entanto foram acrescentados dois novos textos. Um, a título de apresentação nomeado Entre o passado e o futuro: rupturas, novos caminhos e atualidade de Educação Física e aprendizagem social, de Valter Bracht, escrito pelo professor Alexandre Vaz (UFSC), que contextualiza o livro no período em que veio a público, avaliando sua repercussão e participação exatamente no Movimento Renovador aludido anteriormente, bem como sua possível atualidade. O outro texto (pós-escrito) acrescentado tem o título O movimento renovador da Educação Física brasileira: "morangos mofando" ou a "dor incerta"?, e é de lavra do próprio autor que não aborda diretamente os temas tratados originalmente no livro, mas traz a sua posição sobre os desdobramentos do mencionado Movimento Renovador.