Caminhos Filosóficos à Educação em Ciências: Trilhas com a Fenomenologia e a Hermenêutica
Autor(es): Maria do Carmo Galiazzi , Robson Simplicio de Sousa
Coleção: Coleção Educação em CiênciasR$ 37,00
Em “Caminhos Filosóficos à Educação em Ciências: Trilhas com a Fenomenologia e a Hermenêutica” marcamos a caminhada que vem sendo realizada por pesquisadores do campo da Educação em Ciências que o fundamentam a partir de perspectivas filosóficas pouco conhecidas no contexto brasileiro. A Fenomenologia e a Hermenêutica como orientações filosóficas dessas trilhas oferecem-nos direções pela via experiencial, da atenção, da sensibilidade estética, da percepção, da interpretação, da atribuição de sentido e da busca pela compreensão da Educação em Ciências. Os organizadores desta antologia apresentam essas direções sem uma rígida separação dos âmbitos fenomenológicos e hermenêuticos pois, ainda que existam divergências teóricas em suas tradições, eles são tratados aqui como perspectivas em diálogo. Esperamos que os textos aqui organizados possam contribuir para uma ampliação do olhar a uma Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica ao contexto brasileiro.