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Administração Educacional e Racionalidade: o Desafio Pedagógico

Autor(es): Arilene M. S. de Medeiros

Áreas de Conhecimento (CNPQ):
Coleção:
Assuntos:
ISBN: 978-85-7429-555-8. Ano: 2007. Nº de páginas: 232.

R$ 33,00


Na teoria consensual da verdade reside o investimento teórico da autora para defender a administração como processo coletivo e consensual de tomadas de decisão e sua devida instituição. A situação ideal de fala não é um processo. é uma referência limite. Habermas fala de uma idéia regulativa que é fundamental. porque é a partir dela que se constituiu a estrutura da linguagem. com condições de se fazer críticas quanto à racionalidade comunicativa vigente na sociedade. Ela torna possível o processo da crítica do mundo. vai abrindo novas chances e novas possibilidades para se crescer na efetivação de uma vida humana cada vez mais emancipada. Por fim. desenvolver uma articulação entre o pensamento de Habermas e a administração educacional significa pensá-la como unidade na diferença entre racionalidade instrumental e comunicativa e. enquanto tal. emancipatória. que reconhece as patologias do mundo atual. mas não elimina a racionalidade instrumental. burocrática. Ao contrário. a subordina à racionalidade comunicativa. para cumprir seu sentido na vida humana: está a serviço da emancipação (Manfredo Araújo de Oliveira).

Da escrita aos olhos de quem lê

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