Administração Educacional e Racionalidade: o Desafio Pedagógico
Autor(es): Arilene M. S. de Medeiros
Áreas de Conhecimento (CNPQ):Coleção: Coleção Fronteiras da Educação
Assuntos: Administração Direitos Humanos e Democracia Pedagogia
R$ 33,00
Na teoria consensual da verdade reside o investimento teórico da autora para defender a administração como processo coletivo e consensual de tomadas de decisão e sua devida instituição. A situação ideal de fala não é um processo, é uma referência limite. Habermas fala de uma idéia regulativa que é fundamental, porque é a partir dela que se constituiu a estrutura da linguagem, com condições de se fazer críticas quanto à racionalidade comunicativa vigente na sociedade. Ela torna possível o processo da crítica do mundo, vai abrindo novas chances e novas possibilidades para se crescer na efetivação de uma vida humana cada vez mais emancipada. Por fim, desenvolver uma articulação entre o pensamento de Habermas e a administração educacional significa pensá-la como unidade na diferença entre racionalidade instrumental e comunicativa e, enquanto tal, emancipatória, que reconhece as patologias do mundo atual, mas não elimina a racionalidade instrumental, burocrática. Ao contrário, a subordina à racionalidade comunicativa, para cumprir seu sentido na vida humana: está a serviço da emancipação (Manfredo Araújo de Oliveira).