Inter-Relação, a Pedagogia da Ciência: Uma Leitura do Discurso Epistemológico de Gaston Bachelard
Autor(es): Ilton Benoni da Silva
Áreas de Conhecimento (CNPQ):Coleção: Coleção Fronteiras da Educação
R$ 19,00
Aos educadores cabe a tarefa de encontrar/formular respostas às problemáticas pedagógicas incitadas e exigidas pelo seu tempo. Dificuldades que transcendem o fazer pedagógico imediato e cotidiano e que nem sempre são evidentes. Estar atento ao seu tempo. hoje. significa. entre outras coisas. olhar de frente e com sutileza o engendramento de mundo proposto pela racionalidade científica. Não há. pois. como pensar adequadamente os matizes e delineamentos da ciência pedagógica senão de forma colada ao movimento de constituição da própria ciência: a construção da ciência é já uma construção pedagógica. Pensar o significado e a fecundidade pedagógica da inter-relação dos saberes científicos é. antes de tudo. colocar-se em sintonia e diacronia com a ebulição de uma racionalidade que se faz preponderante na contemporaneidade. Não se trata de imaginar ou propor uma postura pedagógica que antecede a ciência. tampouco que vem em decorrência dela. Trata-se. sim. de conceber e mesmo reconhecer a ciência como forma de racionalidade. uma postura relacional - do homem com o mundo e com os outros homens - essencialmente pedagógica. construtiva. realizante.