Percursos de Pesquisa em Educação
Autor(es): Cláudia Chueire de Oliveira , Iria Brzezinski , Maria Luiza Macedo Abbud
Áreas de Conhecimento (CNPQ):Assuntos: Educação
R$ 35,00
O método dialético contradita o modelo da lógica formal. da clássica verdade única. da ordem das Ciências Naturais e do finalismo matemático. Na contemporaneidade. a matriz positivista tem sido muito criticada. em especial por eleger exclusivamente a razão científica como única forma de produzir conhecimento. Essa matriz é uma forte herança do positivismo iluminista moderno. que impôs seu triunfo pela "destruição dos laços sociais. dos sentimentos. dos costumes e das crenças chamadas tradicionais". Para desenvolver pesquisa em Ciências Sociais. em especial na área da Educação. é absolutamente indispensável que o pesquisador respeite as redes de relações sociais e a cultura na qual ele está inserido para poder expor sua visão de homem. de escola. de educação. de sociedade. de mundo. Ao revelar essas concepções com clareza. o pesquisador permitirá que. a passos largos. seja identificada a abordagem epistemológica que o orienta na escolha do método e dos procedimentos investigativos. Esses procedimentos são aplicáveis às pesquisas educacionais. tal como ocorre no desenvolvimento de investigações que têm como objeto a formação de professores. o que constitui o fundamento das análises que integram esta coletânea. Grande parte dos seus artigos buscam apreender o objeto da formação de profissionais da Educação. Os investigadores. para alcançar esse intento. alicerçam-se em suas teses de doutorado e em seu trabalho docente desenvolvido nos cursos de Graduação e Pós-Graduação no campo da Educação.